Agradeço a todos os presentes que estiveram na sexta-feira (13/05) quando comemoramos em nosso centro o Dia dos Pretos velhos, não faltou aquele dedo de prosa com o Preto Velho Nhô, com sua fala mansinha e seus bons conselhos, teve também muito bolo de fubá. café quentinho, cerveja preta , pé-de-moleque, canjica, arroz-doce e cuzcuz. novamente obrigada pela presença e a participação Que Deus os Abençoe.
Os pretos velhos representam a humildade. Com seus cachimbos, fala pausada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam. Não se pode dizer que em sua totalidade que esses espíritos são diretamente os mesmos pretos velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros.
Os Pretos Velhos da Umbanda representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.
Para muitos os pretos velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos riscados e outros, desfazendo trabalhos e contra as forças negativas (o mal), espíritos obcessores e contra os espíritos sem luz que trabalham na corrente negativa que levam os homens ao lado negativo e a destruição.