sábado, 31 de julho de 2010

As 7 linhas de Umbanda


A Umbanda se divide em sete linhas que apresentamos abaixo com seus respectivos desdobramentos:
· linha de Oxalá
· linha de Ogum
· linha de Xangô, onde se enquadra a vibração de Iansã
· linha do Oriente
· linha de Iemanjá, onde se enquadra a vibração de Oxum
· linha de Omolu, onde se enquadra a vibração de Nanã
· linha de Oxossi



Sendo eles espíritos extremamente evoluídos, acredita-se na Umbanda, que não é possível o contato direto com Eles. Por isso cada linha de Orixá, envia para trabalhar na Terra os Guias, que são entidades trabalhadoras, que vem de Aruanda ajudar seus filhos, nos livrando de demandas e transmitindo bons fluidos, formando, cada orixá uma falange de espíritos.

São eles os Guias, nossos conhecidos Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Baianos, Marinheiros, Boiadeiros, Povo da Água, Povo do Oriente, etc. Cada entidade trabalha dentro de uma linha especifica, por exemplo, O Sr. Caboclo Cobra Coral, trabalha na vibração de Oxossi, o Sr. Caboclo Pedra Preta na vibração de Xangô, as Crianças na vibração de Ibeji (Yori), e assim por diante. Cada entidade trabalha na linha que sua vibração mais se afeniza. Por isso é errado o termo "Linha dos Baianos", o correto é "Povo da Bahia". Os Pretos Velhos trabalham tanto na Linha de Xangô, como na Linha de Obaluae, isso dependendo de sua vibração. Quanto ao Povo da Bahia, podem vibrar em qualquer linha, há registros dessas entidades trabalhando na Linha de Oxalá, por exemplo. Todos Eles são entidades de grande valor.

De acordo com o pesquisador Camille Flammarion, cada falange é composta de cerca de 400.000 espíritos que se apresentam com o nome do chefe da falange. Assim, a falange do caboclo Pena Branca, por exemplo, é composta de 400.000 entidades que se apresentam nos terreiros com esse nome. Isso explica porque podemos encontrar entidades de mesmo nome atuando em locais diferentes à mesma hora, ou até mesmo no mesmo local.

As entidades trabalham em multiplicidade, cada uma conservando o nome e as características do chefe da falange que compõem. Essa explicação também se aplica aos pretos-velhos, crianças, exus e pombagiras.





ORIXÁS, DATAS E SINCRETISMOS
Orixá
Sincretizado Como:
Comemoração

Exu
Santo Antônio
13 de Junho

Iansã
Santa Bárbara
4 de Dezembro

Iemanjá
N. S. da Glória, da Conceição, dos Navegantes
8 de Dezembro e 2 de Fevereiro

Erê
São Cosme e Damião
27 de Setembro

Nanã
Sant'Anna
26 de Julho

Obaluayê
São Roque
16 de Agosto

Ogum
São Jorge
23 de Abril

Oxalá
Jesus Cristo
25 de Dezembro

Omulu
São Lázaro
24 de Agosto

Oxossi
São Sebastião
20 de Janeiro

Oxum
N.S. Aparecida e N.S. das Graças
12 de Outubro

Xangô
São Jerônimo
29 de Setembro