sábado, 31 de julho de 2010

Pretos Velhos



Senhores da Humildade e da Sabedoria
"Preto Velho cruzou Congo,
Vem chegando de mansinho
As rosas que ele traz nas mãos,
Ele colheu pelo caminho,
Acorda cedo netinho,
Se com Preto você quer caminhar a distância é tão longe,
Preto Velho não pode esperar
É devagar, é devagarinho,
Quem caminha com Preto Velho nunca fica no caminho."


Quem nunca se emocionou com a presença destes amigos espirituais quando se manifestam nos terreiros ? A humildade, sabedoria e aquele jeito "brejeiro" de falar conquista qualquer um... O cheiro bom da fumaça do cachimbo, o ponto cantado que nos remete à perseverança, à esperança e mesmo a uma reflexão de nossa própria natureza. Pretos Velhos, veículos da sabedoria e da humildade, sempre com uma palavra consoladora para todos aqueles que aos milhares, a toda noite, dirigem-se às nossas Tendas, Choupanas e Terreiros ansiosos pelos conselhos de nossos "Pais Pretos".
Trabalhando na linha de Yorimá (ou linha das Almas para algumas vertentes doutrinárias), são Mestres no uso das ervas medicinais, profundos conhecedores da psique humana, dando consultas profundas, sérias em sua conclusões, trazendo alívio e confiança aos que os ouvem.
Mestres da Magia e da "Lei de Pemba", sempre estão a "desmanchar" trabalhos mais intricados e elaborados por Magos das Sombras, não só no plano físico com também e, principalmente , no plano astral. Com a fumaça de seus cachimbos (manipulação do elemento ígneo), destroem algumas larvas de origem astral que se "grudam" ao periespírito do consulente, reequilibrando seu aura.
Atuam com maior intensidade no organismo mental, o qual é centro da vontade, da inteligência, do intelecto. Fazem uma verdadeira atuação nesse organismo, proporcionando maior lucidez na elaboração das idéias concretas e abstratas, atuando em "porções"superiores e inferiores.
Quando da sua atuação mediúnica, alteram o porte de seus médiuns, fazendo-os curvarem-se suavemente, trabalhando sentados. Jamais tomam posições grotescas, mimetizando ou representando certos estados mórbidos. Nos aspectos míticos, muitos querem dizer que estas Entidades Espirituais mantêm "certas deformidades", supostamente adquiridas, em sua última roupagem terrena.
Saravá meus Pretos Velhos !!!