quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pajelança

A palavra Pajé vem da raiz pa-y = profeta, adivinho, curador, sacerdote, xamã. O termo pajelança é aplicado nas manifestações de cura dos índios brasileiros. Pode ser divido em pajelança indígena (rituais indígenas) e pajelança cabocla, que são praticas religiosas (não indígenas) mais comuns no todo território brasileiro.
Pelas suas ações, o pajé tenta estabelecer contato com outras formas de existência através de comunicações com entidades , procurando restabelecer o equilíbrio perdido entre a natureza e a mente. Esse processo envolve curas, exorcismos, orientações e outros atos com objetivos diversos.
A pajelança é uma forma de magia nativa da Amazônia, tipicamente indutiva, atuando sobre qualquer elemento vivo e mantendo estreita relação com os demais reinos da natureza: mineral, vegetal e animal. É praticada por curandeiros (principalmente pelos pajés da Amazônia), com base no xamanismo indígena

Na umbanda trabalha-se a pajelança na linha dos caboclos, entidades que se manifestam muitas vezes provindas de tribos indígenas. Trabalham na cura física e da alma.  Através da incorporação e dos elementos utilizados, ervas, maracá, tauari, pau de chuva, pedras, essências, cigarros,,  a pessoa recebe uma limpeza e tratamento em seus corpos físico, mental e astral.